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Descobertas da Educação Infantil ao Ensino Médio: veja 10 Pesquisas de Ampliação em 2024

19 dez, 24 | Blog

Com o objetivo de proporcionar experiências significativas e práticas alinhadas ao aprendizado em sala de aula, realizamos diversas Pesquisas de Ampliação ao longo de 2024.

Cada saída pedagógica foi planejada para trazer um novo ambiente de aprendizagem dinâmico, onde a curiosidade e o interesse dos estudantes são valorizados.

Essas vivências permitiram a ampliação do conhecimento de forma interativa e estimulante, conectando teoria e prática de maneira enriquecedora.

Confira todas os trabalhos de campo realizados com os nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

1- Vila Histórica de Paranapiacaba

Durante o passeio, visitamos o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, a Estação Ferroviária, a Vila Nova e a Vila Velha, o Museu Castelinho, o Antigo Mercado e o Pau-da-Missa.

Em cada parada, a turma conheceu a história da vila, entendendo suas fortes influências inglesas, visíveis na arquitetura, mobília e costumes.

Além disso, a visita foi um verdadeiro retorno ao o Ciclo do Café, permitindo que os alunos compreendessem a organização social e cultural da época e a importância econômica da ferrovia que transpôs a Serra do Mar.

2- Sítio do Seu Domingos

A turma do 4º ano realizou a Pesquisa de Ampliação no Sítio do Seu Domingos. A visita possibilitou que as crianças observassem de perto o cultivo e a colheita, entendendo melhor a produção e a circulação de mercadorias.

Além disso, refletiram sobre a importância do consumo consciente, da preservação dos recursos naturais e sobre a integração entre o espaço urbano e rural. Durante o passeio, os estudantes aprenderam como as atividades agrícolas impactam diretamente a vida nas cidades e perceberam a relevância da sustentabilidade.

3- Visitas Monitoradas à USP

Os alunos do Ensino Médio participaram de visitas monitoradas à Universidade de São Paulo (USP), dentro do Programa “USP e as Profissões”. As visitas proporcionaram um contato direto com a vida universitária e ampliaram o horizonte de possibilidades profissionais.

Mesmo para aqueles que não têm interesse imediato em algumas áreas, a vivência universitária abriu novas perspectivas e trouxe reflexões valiosas sobre o futuro.

4- Zoológico de Itatiba

O grupo 4 está avançou no projeto Profissões, com visitas de profissionais de diversas que geraram boas conversas, reflexões e descobertas sobre diferentes áreas.

Além disso, conheceram profissões de forma prática, como cozinheira, com aulas de culinária, e cientistas, com experimentos. Também foram abordadas as profissões de biólogo e veterinário, e, para aprofundar, aconteceu a Pesquisa de Ampliação no ZOO de Itatiba.

5- Aquário de São Paulo

A turma do G3 construiu, ao longo do ano, seu percurso dentro do projeto demonstrando curiosidades pelos animais e seus diferentes habitats. Para ampliar as descobertas, fomos ao Aquário, onde os alunos exploraram diversos ambientes.

Conheceram de perto o peixe-boi Tapajós, as lontras, os pinguins da Patagônia e os cangurus vindos da Oceania, além de suricatos e lêmures, famosos no universo infantil. Foi uma experiência encantadora e educativa!

6 – Toca da Raposa

O Grupo 5 aprofundou os estudos sobre diferentes culturas em uma visita à Toca da Raposa. As crianças participaram de atividades práticas que enriqueceram o aprendizado sobre costumes, vestimentas, alimentação e brincadeiras de diversas regiões.

Essa experiência proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar tradições culturais, conectando o projeto “Eu estou aqui e quem está lá?” a vivências reais e significativas.

7 – Museu de Zoologia – USP

Neste ano, o currículo de Ciências da Natureza do 9º ano abordou temas como ecologia, biomas e evolução. Acreditamos que esses conteúdos despertam o interesse dos alunos pela Biologia e ampliam a compreensão das inter-relações entre natureza e sociedade.

A visita ao Museu de Zoologia permitiu que os alunos aprofundassem seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades de observação, análise crítica e reflexão sobre o acervo. Essa experiência imersiva conectou teoria e prática, essencial para a construção do pensamento científico.

8 – Exposição Corpo Humano

A mostra contou com cerca de 100 espécimes anatômicos, incluindo oito corpos humanos inteiros preservados, permitindo uma observação detalhada da anatomia.

A plastinação mantém a aparência real dos órgãos, possibilitando uma análise precisa dos sistemas digestivo, respiratório e nervoso, além de veias, músculos e articulações.

Essa experiência enriquecedora proporcionará uma compreensão mais clara e detalhada de como o corpo humano funciona, conectando o aprendizado teórico de Biologia com a observação prática.

9 – Pesquisa de Ampliação na FEBRACE

Os estudantes da Escola Ateneu foram à maior exposição de projetos de pesquisa científica de São Paulo. O objetivo foi aproximá-los do ambiente de pesquisa e proporcionar uma vivência de apresentação de projetos inovadores.

A FEBRACE contribui para o desenvolvimento do letramento científico, que já começa a ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental e aprofundado nos anos finais por meio dos cursos de “Iniciação à Pesquisa” (6º ano), Clube do Conhecimento (7º e 8º anos) e Metodologia e Pesquisa Aplicada (9º ano e Ensino Médio).

Esta experiência complementou a formação dos alunos, ampliando suas perspectivas e habilidades científicas, ao mesmo tempo em que os inspira a buscar novas descobertas e soluções criativas.

10- Câmara de Vereadores

Conhecer a história da cidade e o seu processo constitutivo é fundamental para perceber que cada indivíduo faz parte desse processo como cidadão. Por isso, como parte do projeto “Cidade, o lugar em que vivemos”, os alunos do 4° e 5° anos visitaram a Câmara de Vereadores de Osasco.

Na Câmara, as crianças participaram de uma simulação que recriava o cotidiano dos vereadores, debatendo propostas para aprimorar o bem-estar da população.

Os estudantes aprenderam ainda sobre os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e compreenderam as responsabilidades de cada representante político, incluindo presidente, governador, deputado, senador e vereador.