Letramento científico
Acreditamos que o ensino deve contemplar momentos em que o estudante esteja consciente do seu processo de aprendizagem e possa problematizar um objeto de estudo, analisando-o de forma autônoma.
O Letramento Científico é o processo de desenvolver a compreensão de conceitos e a capacidade de aplicá-los e pensar sob uma perspectiva questionadora e crítica para “compreender, interpretar e transformar o mundo com base nos aportes teóricos e processuais da Ciência”, como preconiza a BNCC.
Em nossa escola, as atividades que aguçam os instintos investigativos começam na Educação Infantil com foco na observação do mundo ao seu redor. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o contexto de descobertas é ampliado e os alunos percorrem outros campos, como literatura e arte.
Com uma base sólida, os estudantes dos Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio entram em contato com a biografia de vários cientistas. O 6° ano, no curso Iniciação à pesquisa, descobre como o saber se desenvolve a partir de diferentes formas de pensamento. Também começa a elaborar perguntas e prováveis respostas.
No 7° e 8° anos, durante as aulas de Clube do Conhecimento, o estudante escolhe um tema de seu interesse. Sob a orientação dos professores, ele delimita o seu objeto de pesquisa. Com autonomia e engajamento, surgem as primeiras produções autorais.
A partir do 9° ano e durante todo o Ensino Médio, na disciplina de Metodologia e Pesquisa Aplicada, os alunos desenvolvem pesquisas científicas que têm por objetivo compreender fenômenos mais complexos, buscando atuar na resolução de problemas concretos que se relacionem com seu contexto sociocultural.