Educação Infantil: o lugar de grandes descobertas e possibilidades

12 mar, 24 | Blog

Com acolhimento e uma proposta adequada, a escola é um lugar de grandes descobertas e possibilidades para as crianças na Educação Infantil.

É onde acontecem ações pedagógicas intencionais que permitem que elas se desenvolvam em pleno potencial. Ao estarem sob os cuidados de professores capacitados, os alunos ampliam a oralidade a partir do convívio e exploram o mundo de inúmeras maneiras.

“Por isso, é fundamental estarem em um espaço que propicia o contato com diferentes materiais, como tinta, terra, argila, sucata; que também organiza experiências motoras, sonoras, e sociais diversificadas”, explica Deise de Souza, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano na Escola Ateneu.

Vivenciar descobertas

Em nosso dia a dia, por exemplo, colocamos as crianças em contato com movimentos, gestos, sons, formas, texturas (tintas, tecidos, linhas, papeis diferentes, água, horta etc), cores, palavras, emoções, histórias, objetos e elementos da natureza.

Salsinha e manjericão na pontinha do nariz garantem uma explosão de sensações. Simples assim. Que cheiro é esse, de onde vem, como podemos usar? Está em nossa alimentação! Enquanto cuidam da horta, nossas crianças percebem a diferença que existe nos tons de verde das verduras e observam o roxo da beterraba.

“Nas rodas de histórias e conversas, enquanto plantam e colhem na hora e durante explorações diversas, a criança vivencia o seu direito de brincar, aprender, conviver e se divertir. Ela se torna protagonista na busca pelo conhecimento”, ressalta Deise.

A infância em nossa escola é como deve ser: repleta de cuidado, saberes e aprendizados.

Venha conhecer o nosso jeito de ser!