Ensino Fundamental Anos Finais
Com um currículo estendido, os alunos ganham mais autonomia e recursos para ler o mundo através dos conteúdos e metodologias de cada disciplina.
Iniciamos o letramento científico para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e o interesse pelas ciências. Nesta etapa, eles aplicam seu repertório na resolução de problemas e elaboração de projetos. Também se reconhecem como parte do coletivo e buscam soluções para desafios reais a partir de situações estudadas.
Nesse processo, favorecemos o protagonismo, o trabalho em equipe, o diálogo e o aprofundamento dos conteúdos. Estimulamos, assim, o interesse pelo conhecimento e a consciência cidadã.
Confira as Trilhas do Conhecimento:
6ª ANO
Iniciação à Pesquisa
Através de experimentos e atividades criativas, o estudante realiza as suas primeiras investigações considerando procedimentos metodológicos da pesquisa científica. O objetivo é desenvolver a curiosidade, o gosto pelo conhecimento e o interesse pelas ciências.
Através de experimentos e atividades criativas, o estudante realiza as suas primeiras investigações considerando procedimentos metodológicos da pesquisa científica. O objetivo é desenvolver a curiosidade, o gosto pelo conhecimento e o interesse pelas ciências.
7° e 8° ANOS
Clube do Conhecimento
A partir de temas do seu interesse, os alunos desenvolvem uma pesquisa em todas as suas etapas (escolha do objeto de estudo, elaboração da pergunta norteadora e da hipótese, apresentação do projeto de pesquisa e a prática da pesquisa). O resultado é apresentado na Feira de Ciências da escola e em eventos externos.
A partir de temas do seu interesse, os alunos desenvolvem uma pesquisa em todas as suas etapas (escolha do objeto de estudo, elaboração da pergunta norteadora e da hipótese, apresentação do projeto de pesquisa e a prática da pesquisa). O resultado é apresentado na Feira de Ciências da escola e em eventos externos.
8° ANO
Laboratório de Investigação Forense
Tendo como ponto de partida o estudo das propriedades dos materiais e os princípios da ciência e da filosofia, os alunos solucionam, através de desafios, casos repletos de mistérios e questionamentos.
Tendo como ponto de partida o estudo das propriedades dos materiais e os princípios da ciência e da filosofia, os alunos solucionam, através de desafios, casos repletos de mistérios e questionamentos.
9° ANO
Empoderamento e Inovação
O estudante inicia o seu projeto reconhecendo-se como indivíduo e parte de algo muito maior. Essa consciência o leva ao seu empoderamento e ao desenvolvimento da capacidade de buscar soluções para problemas sociais e econômicos ao redor e inovar. Como desafio final, os alunos elaboram um modelo de negócio social e ambientalmente sustentável que gere receitas para a formatura.
O estudante inicia o seu projeto reconhecendo-se como indivíduo e parte de algo muito maior. Essa consciência o leva ao seu empoderamento e ao desenvolvimento da capacidade de buscar soluções para problemas sociais e econômicos ao redor e inovar. Como desafio final, os alunos elaboram um modelo de negócio social e ambientalmente sustentável que gere receitas para a formatura.
9° ANO
Metodologia e Pesquisa Aplicada
Dando sequência ao processo de aprofundamento metodológico desenvolvido nos anos anteriores, as turmas realizam uma pesquisa que possa gerar um conhecimento para a aplicação prática e imediata na solução de problemas reais. A ideia é desenvolver tecnologias sociais que possam ressignificar os espaços onde os alunos estão inseridos.
Dando sequência ao processo de aprofundamento metodológico desenvolvido nos anos anteriores, as turmas realizam uma pesquisa que possa gerar um conhecimento para a aplicação prática e imediata na solução de problemas reais. A ideia é desenvolver tecnologias sociais que possam ressignificar os espaços onde os alunos estão inseridos.