Ensino Fundamental Anos Finais

Com um currículo estendido, os alunos ganham mais autonomia e recursos para ler o mundo através dos conteúdos e metodologias de cada disciplina.

Iniciamos o letramento científico para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e o interesse pelas ciências. Nesta etapa, eles aplicam seu repertório na resolução de problemas e elaboração de projetos. Também se reconhecem como parte do coletivo e buscam soluções para desafios reais a partir de situações estudadas.

Nesse processo, favorecemos o protagonismo, o trabalho em equipe, o diálogo e o aprofundamento dos conteúdos. Estimulamos, assim, o interesse pelo conhecimento e a consciência cidadã.

Confira as Trilhas do Conhecimento:

6ª ANO

Iniciação à Pesquisa
Através de experimentos e atividades criativas, o estudante realiza as suas primeiras investigações considerando procedimentos metodológicos da pesquisa científica. O objetivo é desenvolver a curiosidade, o gosto pelo conhecimento e o interesse pelas ciências.

7° e 8° ANOS

Clube do Conhecimento
A partir de temas do seu interesse, os alunos desenvolvem uma pesquisa em todas as suas etapas (escolha do objeto de estudo, elaboração da pergunta norteadora e da hipótese, apresentação do projeto de pesquisa e a prática da pesquisa). O resultado é apresentado na Feira de Ciências da escola e em eventos externos.

8° ANO

Laboratório de Investigação Forense
Tendo como ponto de partida o estudo das propriedades dos materiais e os princípios da ciência e da filosofia, os alunos solucionam, através de desafios, casos repletos de mistérios e questionamentos.

9° ANO

Empoderamento e Inovação
O estudante inicia o seu projeto reconhecendo-se como indivíduo e parte de algo muito maior. Essa consciência o leva ao seu empoderamento e ao desenvolvimento da capacidade de buscar soluções para problemas sociais e econômicos ao redor e inovar. Como desafio final, os alunos elaboram um modelo de negócio social e ambientalmente sustentável que gere receitas para a formatura.

9° ANO

Metodologia e Pesquisa Aplicada
Dando sequência ao processo de aprofundamento metodológico desenvolvido nos anos anteriores, as turmas realizam uma pesquisa que possa gerar um conhecimento para a aplicação prática e imediata na solução de problemas reais. A ideia é desenvolver tecnologias sociais que possam ressignificar os espaços onde os alunos estão inseridos.