Letramento científico

Acreditamos que o ensino deve contemplar momentos em que o estudante esteja consciente do seu processo de aprendizagem e possa problematizar um objeto de estudo, analisando-o de forma autônoma.

O Letramento Científico é o processo de desenvolver a compreensão de conceitos e a capacidade de aplicá-los e pensar sob uma perspectiva questionadora e crítica para “compreender, interpretar e transformar o mundo com base nos aportes teóricos e processuais da Ciência”, como preconiza a BNCC.

Em nossa escola, as atividades que aguçam os instintos investigativos começam na Educação Infantil com foco na observação do mundo ao seu redor. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o contexto de descobertas é ampliado e os alunos percorrem outros campos, como literatura e arte.

Com uma base sólida, os estudantes dos Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio entram em contato com a biografia de vários cientistas. O 6° ano, no curso Iniciação à pesquisa, descobre como o saber se desenvolve a partir de diferentes formas de pensamento. Também começa a elaborar perguntas e prováveis respostas.

No 7° e 8° anos, durante as aulas de Clube do Conhecimento, o estudante escolhe um tema de seu interesse. Sob a orientação dos professores, ele delimita o seu objeto de pesquisa. Com autonomia e engajamento, surgem as primeiras produções autorais.

A partir do 9° ano e durante todo o Ensino Médio, na disciplina de Metodologia e Pesquisa Aplicada, os alunos desenvolvem pesquisas científicas que têm por objetivo compreender fenômenos mais complexos, buscando atuar na resolução de problemas concretos que se relacionem com seu contexto sociocultural.

Ao trabalhar o Letramento Científico:

Estimulamos a curiosidade e o desejo contínuo por aprender
Oferecemos a base para os alunos serem cidadãos engajados e inovadores
Preparamos os nossos estudantes para desafios reais
Contribuímos para o seu sucesso acadêmico