Proibição do uso de celulares nas escolas: entenda seus benefícios

Em janeiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.100/25, que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas do Brasil, abrangendo da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A restrição se aplica durante as aulas, intervalos e recreios, permitindo o uso apenas em situações de emergência, para fins pedagógicos ou para atender necessidades específicas de saúde e inclusão.
Por que proibir o uso de celulares nas escolas?
A decisão visa minimizar distrações, promover a interação social entre os alunos e proteger a saúde mental dos estudantes. O uso excessivo de dispositivos móveis tem sido associado a problemas como ansiedade, depressão e dificuldades de concentração.
Na Escola Ateneu, desde antes dessa lei, a orientadora educacional, Alda Tito, já estava puxando discussões, reflexões e provocações sobre o impacto do uso de celulares no dia a dia dos alunos.
“Convidamos os nossos alunos a deixarem os aparelhos na hora do intervalo. Oferecemos jogos de interação e estimulamos o brincar. A vinda da lei reforçou o trabalho de conscientização que já estava sendo implementado por meio do diálogo com as turmas”, conta Alda.
Somando às ações durante os intervalos, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Ateneu, realizaram alguns projetos de pesquisa focados no impacto da dependência de celular na vida dos adolescentes, uso responsável das tecnologias, influência das redes sociais na saúde mental, entre outros.
Esses projetos incentivaram a reflexão crítica dos estudantes e promoveram uma maior conscientização sobre a convivência saudável. Em 2025, esses temas continuarão em pauta.
Quer entender melhor os benefícios da proibição do uso de celulares nas escolas? Siga a leitura!
- Melhora na concentração: sem celulares, os estudantes tendem a se concentrar mais nas atividades escolares, resultando em melhor desempenho acadêmico.
- Fortalecimento das habilidades socioemocionais: a interação face a face entre os alunos é incentivada, promovendo o desenvolvimento de habilidades como empatia, respeito às diferenças, comunicação e resolução de conflitos.
- Redução de comportamentos que prejudicam as relações: a proibição contribui para a diminuição de incidentes relacionados ao uso inadequado de tecnologia, como o cyberbullying.
O cyberbullying é uma forma de bullying que ocorre por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets, utilizando plataformas digitais como redes sociais, aplicativos de mensagens e sites.
Esse tipo de agressão pode envolver a disseminação de rumores, mensagens ofensivas, ameaças, exposição de fotos ou vídeos sem consentimento, distorção da imagem de alguém e até exclusão digital intencional.
O cyberbullying pode afetar significativamente a saúde mental das vítimas, levando a sentimentos de tristeza, ansiedade, depressão e até mesmo situações extremas, como o isolamento social.
4. Promoção de hábitos saudáveis: os alunos estão retomando o diálogo, jogos e atividades físicas, que contribuem para um estilo de vida muito mais saudável.
Como as famílias podem apoiar em casa:
- Estabelecer limites de uso: defina horários específicos para o uso de dispositivos móveis, incentivando atividades offline, como leitura, esportes e hobbies.
- Ser exemplo: demonstre comportamentos saudáveis em relação ao uso de tecnologia, equilibrando o tempo online e offline.
- Dialogar sobre segurança online: converse abertamente sobre os riscos da internet e ensine estratégias para se proteger.
- Incentivar atividades presenciais: organize, por exemplo, momentos em família e incentive a participação em atividades comunitárias que não envolvam o uso de tecnologia.
Atitudes essenciais dos professores para lidar com a mudança:
- Estabelecer regras claras: comunique as novas políticas de forma transparente, explicando os motivos e benefícios da proibição do uso de celulares.
- Promover atividades interativas: desenvolva dinâmicas que incentivam a participação ativa dos alunos.
- Fomentar o diálogo: crie espaços para que os alunos expressem suas opiniões sobre esse e outros temas, promovendo um ambiente de respeito e compreensão.
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