Projetos

Trabalhamos com projetos interdisciplinares, nos quais professores e alunos interagem e constroem conhecimento nas diferentes áreas do saber.

Confira os projetos:

3

Educação Infantil

Grupo 2

Mascote
Com a intenção de promover a oralidade e ampliação de vocabulário, as crianças participam de vivências com a mascote de pelúcia. Cada aluno passa um final de semana com a mascote, experimentando a sua rotina junto a família. Depois, fazem anotações no livro de registro.

 

Grupo 2

Cesta de Frutas
Este é um projeto semestral que visa ampliar a aceitação de novos sabores. Os alunos têm a oportunidade de explorarem as frutas desde a sua cor, sabor e utilização em receitas. Através de atividades de horta, promovemos observações, levantamento de hipóteses e culinária.

Grupo 3

Sacola Mágica
Este projeto vem ampliar o contato dos alunos com o mundo letrado a partir da escrita do nome próprio. Semanalmente, cada aluno leva sua sacolinha personalizada com uma letra do alfabeto para casa. Com a família, as crianças escolhem objetos que iniciem com a letra enviada. Com a professora, elas fazem a exploração dos objetos e ampliam o contato com o mundo letrado.

Grupo 4

Profissões
A partir da curiosidade das crianças, inicialmente, trabalhamos com os profissionais da escola para conhecer o que cada um faz. Na segunda etapa, recebemos os pais para falar de suas profissões. O objetivo é estabelecer relações entre profissões e local de trabalho, desenvolver a oralidade e aproximar os alunos do gênero discursivo – entrevista.

Grupo 5

Eu estou aqui. Quem está lá?
O grupo tem contato com a cultura de crianças que vivem em lugares diferentes do mundo. O projeto favorece a construção da identidade e o respeito à diversidade. Também proporciona ao aluno a oportunidade de comparar fatos com o grupo, participar de debates e reflexões despertando a curiosidade para a pesquisa.

3

Anos iniciais

Cidade: Onde a vida acontece

Conhecer a história da cidade e o seu processo constitutivo é fundamental para perceber que cada indivíduo faz parte desse processo como cidadão. É o caminho para a criação de uma identidade que passa por entender o funcionamento da cidade, indo do micro ao macro.

O projeto “Cidade – Onde a vida acontece” proporciona aos alunos dos Anos Iniciais um olhar mais apurado às nuances do espaço geográfico. Eles identificam as transformações ocorridas ao longo do tempo e discutem sua interferência no modo de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

A partir disso, comparam costumes e tradições de diferentes populações inseridas no espaço que habitam, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. Também aprendem a valorizar o desenvolvimento e os pontos positivos de seu município.

3

Anos finais

6º ANO

Origens
A entrada dos alunos nos Anos Finais do Ensino Fundamental é a retomada e o aprofundamento de conhecimentos. Para que sejam repletos de significados, o Projeto Origens explora a curiosidade sobre a origem da língua, Matemática, Ciência, Geografia, História, Filosofia e Cultura do nosso povo. Os conteúdos do 6° Ano caminham, de forma multidisciplinar, ao encontro desta motivação.

7º ANO

Urbanidade
Tendo como base o estudo da Idade Média e a passagem dos feudos aos burgos, os alunos estudam desde a origem das cidades até os problemas que envolvem os dias atuais, como diversidade, transporte e deslocamento, vida cotidiana, urbanidade e poluição, atividades econômicas, a cidade, o consumo e a produção de lixo, entre outros.

8º ANO

Cidadania
O estudante compreende a cidadania como um exercício que deve ser realizado e construído diariamente através de vivências na escola, no trabalho e dia a dia. A turma conhece a realidade de desigualdades econômicas e sociais no país e desenvolve iniciativas que visam o posicionamento crítico diante das injustiças sociais.

9º ANO

Mídia e Consumo
Os alunos se apropriam de fatos e informações das disciplinas e constroem seus valores éticos e morais para se posicionar diante das mídias voltadas apenas para o consumo. Também reconhecem que a mídia pode se configurar como ferramenta na construção do seu conhecimento.