Ensino Bilíngue

Na Escola Ateneu Rá Tim Bum, o estudo da língua inglesa amplia os caminhos que levam os alunos a uma comunicação efetiva e os auxilia a desenvolver a autopercepção.
Iniciamos com os alunos a partir dos 3 anos de idade, com uma aula por semana.
Na educação infantil, a ênfase do ensino do inglês está na oralidade e sempre com propostas lúdicas.
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos têm três aulas por semana e, a partir do 6º ano, três, de modo que o contato com a língua torna-se mais frequente e o ensino pode, então, ser intensificado.
Nossa metodologia é baseada no trabalho com as quatro habilidades: de fala, escuta, leitura e escrita – speaking, listening, reading e writing. Seguimos um padrão, instituído pela comunidade europeia, o Common European Framework, utilizado para descrever as habilidades linguísticas e seu desenvolvimento em etapas sucessivas, visando a proficiência na língua estrangeira.
Utilizamos também o CLIL – Content and Language Integrated Learning, uma metodologia interdisciplinar pela qual o aluno tem contato com informações e conhecimentos relacionados a outras disciplinas, tendo a língua estrangeira como base. Consequentemente, ele desenvolve recursos para entender e discutir diversos assuntos em inglês e a aquisição da língua se realiza de forma natural, em situações reais do cotidiano.
É importante destacar que nosso aluno não tem contato somente com o código linguístico: ele estuda as diversas culturas dos países de língua inglesa, o modo de agir das pessoas nesses países, o que contribui para que ele também aprenda a respeitar o outro e as diferenças (life skills). Este é o caminho de interação e de descoberta da função social da língua.
Com esta finalidade, usamos algumas estratégias específicas:
– vivência em língua inglesa por meio de pair-work (conversação em pares),
small talks (conversação com a professora e em grupo),
cooking class (culinária),
role-plays (encenações)
– dinâmicas que favorecem o uso da língua em situações reais do cotidiano (living language).
– leitura de clássicos
Além disso, juntamente com as outras disciplinas, trabalhamos com os projetos de cada turma.
Vale ressaltar que, no Ateneu Rá Tim Bum, o inglês é internacional: o aluno tem contato com o inglês britânico e com o americano, reconhecendo as diferenças tanto no sotaque, quanto no vocabulário.
Para efetivar nossa proposta de ensino de inglês, os alunos contam com uma sala ambientada e equipada com recursos multimídia, além de realizarem atividades de escuta e pesquisa na sala de informática. O material didático e paradidático que usam é importado e inclui recursos extraclasse online.
Um grande objetivo perpassa todo este trabalho: que nossos alunos se tornem agentes de cultura e tecnologia, e não apenas consumidores destas.
Como resultado, o aprendizado é dinâmico e significativo para os alunos.

proj-cultpopular

Cultura Popular

A disciplina Cultura Popular Brasileira, no Ensino Fundamental 2, é um grande diferencial e pretende dar continuidade aos trabalhos voltados à valorização e resgate da cultura brasileira, nossas raízes e nossos costumes – trabalhos esses presentes desde a primeira infância dos alunos, na Educação Infantil, e em seguida no Ensino Fundamental 1, através das aulas de Música, Teatro e Dança.
No curso, os alunos de sexto e sétimo anos pesquisam a formação do povo brasileiro, suas manifestações culturais, particularmente a expressão artística, resignificando estes valores e os relacionando ao seu próprio cotidiano, na escola e com sua família.