Na Escola Ateneu desenvolvemos projetos a partir de temas de interesse para os alunos. É uma forma de atingir os “temas transversais” (assuntos que permeiam várias áreas do conhecimento e que são relevantes para a sociedade) e articular os conteúdos das diferentes matérias de modo interdisciplinar e mais motivador.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os projetos giram em torno do estudo de algumas civilizações. Podemos pensar o conceito de civilização como o conjunto de aspectos peculiares à vida intelectual, artística, moral e material de uma época, de uma região, de um país ou de uma sociedade. Na Escola Ateneu, estudamos todos esses aspectos para compreender os fatores que envolvem a constituição de uma civilização e as contingências que a envolvem.
Nos anos finais, de 6º a 9º, trabalhamos a partir de temas contemporâneos para desenvolver nos alunos o pensamento crítico e recursos para lidar com questões mais complexas da sociedade. Desta forma, os preparamos para enfrentar a nova etapa de escolaridade que têm pela frente, o Ensino Médio, e concluimos o ciclo de formação que almejamos.
1º ano – “Origens do Brasil”
Através deste projeto, os alunos têm a oportunidade de conhecer a cultura de povos que formaram a nossa sociedade e de perceber que nós, brasileiros, somos a “mistura” de europeus, indígenas e africanos.
2º ano – “Da caverna para o mundo”
O estudo da história das civilizações permite que os alunos reflitam sobre a evolução do homem. Neste projeto, os alunos percorrem a linha de evolução: da Pré-História até uma das primeiras civilizações, o antigo Egito.
3º ano – “Brasil, China e Índia: Nossos Modos de viver”
Os alunos estudam os costumes, construções, festas, alimentação e invenções da China e da Índia, tais como o papel e os algarismos matemáticos. Descobrem, assim, o quanto esses povos contribuiram para a formação da sociedade moderna.
Além disso, entram em contato com paradigmas de vida diferentes dos que vemos na sociedade de consumo.
4º ano – “Grécia e Roma”
Este projeto tem como objetivo, estudar as sociedades Roma e Grécia, apoiando-se na parte histórica, na importância dessas culturas, nas contribuições e influências que legaram para a nossa atual forma de organização social.
5º ano – Projeto “Rumo ao Desconhecido 1500”
O objetivo desse projeto é fazer com que o aluno compreenda a importância das nossas raízes e respeite as variantes culturais do Brasil. Apoiando-se a parte histórica, visa possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre as Grandes Navegações e a formação do país. No contexto geográfico, os alunos estudam as diferentes regiões do Brasil e seu desenvolvimento.
6º ano – Projeto “Origens”
A transição entre o Fundamental 1 e o 2 é um momento de desafios novos . Por isso o Projeto “Origens” convida os alunos a redescobrirem a origem das famílias, do universo, das línguas e da ciência. Assim, o projeto é realizado como as boas vindas ao ciclo que se inicia.
7º ano – Projeto “Urbanidades”
O Projeto “Urbanidades” sugere um estudo das relações e transformações do espaço urbano. Reflete e compara dados estatísticos, verifica como as comunidades se organizam, a geografia urbana, ações e intervenções no processo de constituição da cidade e as questões históricas.
8º ano – Projeto “Cidadania”
O Projeto “Cidadania” propõe um olhar sobre as questões que envolvem as cidades e o exercício da cidadania. Prioriza que os alunos desenvolvam a crítica e a criatividade para compreender as inter-relações entre o homem e o espaço ao seu redor.
9º ano – Projeto “Mídia e Consumo”
O século XXI trouxe consigo imensas transformações nas mídias sociais e nos padrões de consumo. Neste sentido, o Projeto “Mídia e Consumo” é a oportunidade de propormos aos alunos para refletirmos e ressignificarmos tais conceitos e, consequentemente, nossas práticas no mundo.
Inglês
No Fundamental , o ensino do Inglês torna-se mais prático e chega ao alcance de todos, com 3 aulas semanais, que se somam ao ambiente virtual para trabalharmos as quatro habilidades – fala, escuta, leitura e escrita. Ao somar as diversas ferramentas e recursos de que dispomos com a criatividade e a motivação dos alunos, obtemos uma dinâmica diferenciada e fundamental para o aprendizado da língua inglesa. Além disso, seguimos o “Common European Framework” (CEFR) – uma referência firmada pela União Europeia para estabelecer um padrão mundial no ensino de língua estrangeira.
Panorama
A mostra Panorama favorece a ampliação de conhecimentos das famílias sobre os projetos desenvolvidos, ao longo do ano letivo, por nossos alunos, sob a orientação da equipe docente. É por meio da apresentação de recortes dos projetos que os fundamentos norteadores da nossa ação pedagógica são evidenciados. A mostra revela também a ampliação do repertório de nossos alunos, a ação coletiva e colaborativa dos envolvidos.
Oficinas da Família
A Escola Ateneu / Rá Tim Bum realiza Oficinas da Família, com o objetivo de promover uma reflexão conjunta, Família e Escola, sobre a complexidade do ato de educar: as concepções de mundo e os fins que se quer atingir com o desenvolvimento deste processo de educação.
Jira – Jogos Internos Rá Tim Bum Ateneu
O JIRA foi concebido como um evento que une todos os níveis de ensino da escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. O principal objetivo do Jira é a integração entre os diversos segmentos de ensino, reforçando os laços afetivos, a solidariedade, o companheirismo, o respeito mútuo. Através das atividades, também nos propomos a revelar e desenvolver as múltiplas competências e habilidades dos alunos; exercitar a criatividade e a autonomia moral e intelectual do aluno.
Festa Junina
A escola aborda anualmente um tema que é estudado e fundamentado para nortear o nosso festejo. Sabemos que são muitas as formas que as comemorações foram assumindo, ao longo do tempo, em nosso país, e que os festejos juninos compõem a cultura lúdica do brasileiro, estando presentes na infância de todos nós.
Zoológico de Itatiba – 2º ano
Os alunos descobrem, através de pesquisas e leituras, como os animais se locomovem, as formas de defesa e ataque que utilizam, a classificação desses animais em relação a sua alimentação, entre outros assuntos. A Pesquisa de Ampliação, no Zoológico de Itatiba, conta com a monitoria de um Biólogo.
Toca da Raposa – 2º ano
Os alunos do 2º ano estudam a história e a evolução dos brinquedos e brincadeiras indígenas. Ampliam este estudo visitando a Toca da Raposa – Centro de Lazer e Cultura, numa P.A. que proporciona um intercâmbio cultural com os índios do Xingu.
Fazenda da Roça – 3º ano
Dentro do Projeto Vida Saudável, propiciamos a Pesquisa de Ampliação à Fazenda da Roça – Horta do Tanaka, como forma de os alunos poderem entrar em contato com a natureza, recebendo informações sobre as técnicas de cultivo das hortaliças e vegetais. Propõe-se também discutir a importância do Rio Tietê na história da Cidade de São Paulo e os projetos que estão sendo colocados em prática para a despoluição do rio; conscientizar sobre a conservação da região rural como preparo para a preservação de recursos hídricos, minerais e vegetais.
Museu do Futebol – 4º e 5º anos
Os alunos do 4º e 5º ano estudam, na disciplina de Educação Física, “A história do futebol”. Para contextualizarmos este estudo, visitamos o Museu do Futebol, com o propósito de provocar reflexões sobre a história, a sociedade e a cultura, utilizando o esporte como fio condutor.
Fazenda Nossa Senhora da Conceição – 5º ano
Como parte do estudo de História do Brasil, os alunos vivenciam na prática os conhecimentos trocados em sala de aula, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e História, entrando em contato com nossas raízes históricas e sociais.
Aquário do Guarujá – 7º e 9º ano
Os alunos de 7º e 9º fazem uma visita monitorada ao Acqua Mundo, num trabalho interdisciplinar, contextualizando e ampliando as vivências de sala de aula.
Bienal de São Paulo – 6º ao 9º ano
Os alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, como parte do estudo de Arte Contemporânea, fizeram uma Pesquisa de Ampliação na Bienal de São Paulo.