Alunos do 9° ano têm aulas de Empoderamento e Inovação

Além do currículo consistente e completo no Ensino Fundamental Anos Finais, em 2023, a Escola Ateneu passou a oferecer o curso de Empoderamento e Inovação para os alunos do 9° ano.

O ponto de partida é levar o estudante a se reconhecer como indivíduo e como parte constituinte de um corpo social muito maior. Esse reconhecimento o levará ao seu empoderamento e ao desenvolvimento de sua capacidade de empreender iniciativas e inovar.

Ao discutir temas como esses, os alunos aprendem a reconhecer o seu próprio potencial e respeitar a diversidade e a agir de forma empática e inclusiva. Abrir espaço para inovação, por sua vez, estimula a criatividade, a resolução de problemas e a mentalidade empreendedora.

“A intenção é integrar os temas no currículo escolar, trabalhar com Projeto de Vida e ampliar as ferramentas para os alunos se tornarem cidadãos engajados e ativos em uma sociedade em constante evolução”, conta a professora da disciplina, Regiane Picinin.

Maratona Tech

Para envolver ainda mais o 9° ano no curso, a professora Regiane estimulou a participação da turma na Maratona Tech. A competição tem o objetivo despertar nos estudantes a curiosidade pelas carreiras na área de tecnologia por meio de desafios de pensamento computacional e lógica. Além disso, estimular o senso de protagonismo em sua jornada.

“Os alunos só precisavam se divertir, enquanto aprendiam e melhoravam seu desempenho na área da pesquisa e resolução de problemas. Trabalharam habilidades e desenvolveram competências que visam: valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e entender as relações do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e do seu projeto de vida”, ressalta a professora.

Na competição, eles tiveram ainda a rica oportunidade de utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

Também praticaram a argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis e utilizaram diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos.

A jornada de aprendizados com a turma está só começando. Estamos entusiasmados com essa trilha de conhecimento. Que venham novas descobertas!