Veja 4 razões para valorizar a Educação Física na escola

Você sabia que a importância da Educação Física na escola vai muito além da prática de atividade física?

Ela desempenha um papel fundamental no bem-estar físico, mental e social dos alunos. Assim, não é apenas uma disciplina opcional. É um componente parte da grade curricular e vital no processo de aprendizagem.

A partir das brincadeiras, dos jogos e dos esportes que compõem um vasto patrimônio cultural, os estudantes vivenciam diferentes práticas corporais que favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo.

“Promovemos o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental. Também contribuímos na formação de sua personalidade e favorecemos a socialização”, explica o professor de Educação Física Bruno Lourençon, da Escola Ateneu.

Listamos 4 razões para valorizar a Educação Física na escola. Confira!

• Saúde Física: crianças e jovens melhoram a coordenação motora, a resistência, a força muscular. Eles aprendem a valorizar hábitos saudáveis importantes para a saúde.
  • Desenvolvimento motor: os alunos podem correr, pular, saltar, arremessar, entre outras habilidades que serão úteis na vida cotidiana porque favorecem a construção da autonomia.
  • Bem-estar: a prática de atividade física tem sido associada à melhora da saúde mental. Ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Nas aulas de Educação Física, todos podem liberar tensões e desfrutar de momentos de descontração.
  • Socialização: durante os jogos e brincadeiras esportivas, os estudantes aprendem ainda a trabalhar em equipe, a respeitar regras e a lidar com vitórias e derrotas. Essas experiências contribuem para um ambiente respeitoso e empático.

Por todos esses benefícios e pelo trabalho incrível que os nossos professores desenvolvem, a nossa escola valoriza a Educação Física!