Alunos do 5° ano criam lapbook interativo sobre imigração

Os alunos do 5° ano compartilharam suas descobertas sobre a influência dos imigrantes no Brasil e como suas contribuições moldaram as sociedades em que vivemos hoje de forma diferente.

A turma utilizou o conceito de lapbook para criar um portfolio com informações, conceitos, fatos, diagramas, imagens e informações relevantes de forma visualmente interessante e interativo.

Até chegar à produção do Lapbook, muito trabalho aconteceu. Os estudantes pesquisaram a fundo o tema e buscaram entender a razão de o nosso país ser composto massivamente por imigrantes. Entre as causas, estão, por exemplo: colonização, questões econômicas, conflitos internacionais, fuga de crises sanitárias e humanitárias.

A turma aproveitou para saber mais também sobre a história de suas próprias famílias e a jornada de seus antepassados. Esta foi uma oportunidade de incentivar o diálogo em casa e gerar conexões com as raízes de cada um.

Após essa exploração e registros, a professora Paula conduziu os estudantes para uma Pesquisa de Ampliação no Museu na Imigração em São Paulo. Neste trabalho de campo, eles reuniram novos fatos e curiosidades. Tudo foi devidamente anotado.

Em cada etapa, indo além da história, os alunos se conectaram com outras áreas do conhecimento. Em matemática, analisaram gráficos. Na língua portuguesa, aprimoraram as suas habilidades de escrita. A Geografia ajudou a entender os movimentos migratórios e questões sociais.

“Então, começamos a produção dos lapbooks com um check list que eles deveriam levantar sobre o seu país de origem, contendo capital, idioma, continente. Depois, eles trouxeram imagens, fotografias, textos e relatos da história da imigração de sua família para a escola. Com tudo em mãos, pensaram na estética da organização do conteúdo visual”, explica Paula.

Durante a elaboração, foram estimuladas as habilidades de pesquisa, investigação, organização, expressão criativa e trabalho em equipe. Este processo ajuda a turma a sintetizar e a absorver o conteúdo.

“O lapbook é uma prática envolvente que ajuda o aluno a compartilhar o que aprendeu e, assim, favorece o protagonismo na busca pelo conhecimento de uma forma que faz sentido”, finaliza a professora.